top of page

Dicas de cuidados para manter seu tapete com cara de novo

  • Foto do escritor: SM Clean TECH
    SM Clean TECH
  • 14 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Processo de limpeza envolve conhecer diferenças de material. Cuidados corretos podem prolongar a vida útil do tapete

Tapetes podem perder a beleza e durabilidade se não forem bem cuidados. Projeto das arquitetas Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas. Foto por Marcelo Stammer

Tapetes são versáteis por oferecer tanto beleza quanto conforto a um ambiente. Além de aquecerem o quarto ou sala, as peças criam a sensação de aconchego e são um diferencial na decoração.


Itens de boa qualidade costumam exigir um investimento maior. E, para valorizá-lo, é preciso saber cuidar do produto, preservando a beleza dos detalhes.


Confira alguns cuidados para manter seu tapete sempre limpo e bem cuidado!


Atenção com tapetes sintéticos para não danificar o material utilizado na confecção. Projeto de Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso. Foto: Marcelo Stammer

LIMPEZA


Antes de pensar em limpar um tapete, é preciso atentar ao material utilizado em sua confecção. Eles podem ser de fibra natural ou sintética, e cada um tem uma forma específica de limpeza. Para os tapetes de fibra, a sugestão é evitar o uso de vassoura. Esfregar as fibras pode dar um aspecto desfiado aos fios. E cuidado com o vinagre, produto que é usado com frequência na limpeza. Com muito uso, a acidez pode descolorir o tapete.


As lavagens podem ser feitas a seco, a cada dois anos. No dia a dia, uma simples passada de aspirador de pó é suficiente para manter o tapete limpo. A sugestão é que sejam aspirados três vezes na semana, e sempre no sentido dos fios e da costura. No caso dos tapetes sintéticos, é preciso ficar atento às recomendações do fabricante.


Cuidados com tapetes coloridos envolvem evitar contato direto com luz solar. Projeto dos arquitetos Sergio Valliatti Jr e Luciana Patrão. Foto: Eduardo Macarios

Em geral, os tapetes têm etiquetas com instruções, assim como as roupas. Em alguns casos é importante evitar o contato com água, pois alguns têm as fibras presas com cola, e podem perder a resistência. Na hora de secar, cuidado com o sol: tecidos úmidos podem alcançar temperaturas muito altas, danificando o tapete.


MANCHAS


Para limpeza e remoção de manchas, novamente é preciso ter atenção com as diferenças. A empresa paulista Kian Artes em Tapetes sugere, para o caso de manchas líquidas, utilizar papel absorvente para retirar o excesso e depois cobrir a mancha com um pano umedecido com água morna. O tapete pode ser deixado para secar naturalmente.


No caso de manchas de gordura, a indicação é que se aplique bicarbonato de sódio ou serragem e, depois, que se utilize o aspirador de pó para retirar o produto. Não esfregue para não correr o risco de a mancha espalhar. Se não funcionar, a orientação é buscar uma empresa especializada para retirar a mancha com cuidado.


Esfregar tapetes com muita intensidade pode estragar costura, principalmente em modelos sintéticos. Projeto da arquiteta Viviane Loyola. Tapete da Originale Maison. Foto: Marcelo Stammer


HIGIENIZAÇÃO


Pelo menos uma vez por ano é importante chamar uma empresa especializada para higienizar o tapete. Este processo elimina a sujeira que as limpezas do dia a dia não conseguem remover e, principalmente, bactérias e ácaros da poeira.



A parte de baixo do tapete precisa receber limpeza com atenção para não danificar, se houver, o tratamento antiderrapante. Foto: Jonatahn Campos/Gazeta do Povo

No caso de carpetes, é recomendável que se contrate sempre uma empresa especializada para realizar a limpeza, para não correr o risco de o revestimento não secar totalmente e ficar com o desagradável cheiro de ‘cachorro molhado’.



Fonte: Gazeta do Povo

Data: 01/02/2019

Link: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/decoracao/dicas-cuidados-manter-tapete-cara-de-novo/

 
 
 

Comentários


bottom of page